Data room para M&A: O que é e para que serve?

Nos últimos anos, os data rooms virtuais se tornaram um elemento essencial das transações do mundo corporativo. Chegamos a um ponto onde não é possível imaginar uma operação de M&A sem software de data room. Mais práticos, rápidos e eficientes do que o uso de documentos físicos, os data rooms agilizam e facilitam mesmo as transações mais complicadas, como é o caso das fusões e aquisições entre empresas.

O que é um data room para M&A?

Essencialmente, una data room virtual para M&A é um arquivo virtual onde empresas podem hospedar, compartilhar e acessar documentos confidenciais. É uma sala de dados virtual — virtual data room, no termo inglês, ou simplesmente VDR.

O que diferencia um VDR para M&A de softwares ou sistemas de armazenamento online semelhantes, como o Google Drive ou DropBox, é acima de tudo o alto nível de segurança. O data room busca acima de tudo garantir a confidencialidade dos arquivos em operações de grande escala.

Numa fusão ou aquisição, por exemplo, o data room oferece um ambiente onde as duas empresas podem compartilhar dados, solicitar revisões de contratos, coletar assinaturas e se comunicar — tudo em um ambiente criptografado e protegido.

Vantagens das nossas data rooms para M&A

As nossas soluções são voltadas para a agilidade, eficiência e segurança de qualquer processo relacionado a M&A. O objetivo é ajudar o cliente a coletar, revisar e compartilhar documentos com um mínimo de dor de cabeça e esforço.

Para isso, nossos data rooms virtuais garantem várias vantagens para você e sua equipe. Veja a seguir.

Teste as oportunidades únicas fornecidas pelas salas de dados gratuitamente durante 30 dias.

Economia

Com um data room virtual, você economiza tempo e dinheiro. E muito.

Não acredita? Então pense em todo o tempo gasto na auditoria de uma empresa, seguindo o modelo antigo da sala de dados física. Sua equipe vai ao local, passa dias analisando montanhas de papelada, etc. Custo de viagem, custo de hospedagem — e por aí afora.

 Já com uma sala de dados virtual, esses custos desaparecem. É claro, a solução não é gratuita, mas aqui também as possibilidades são várias. Você pode pagar de acordo com aquilo de que necessita — limite de armazenamento, de usuários ou de funções, por exemplo. A assinatura pode ser mensal ou anual. As opções são várias e acomodam empresas de todos os tamanhos.

Facilidade de uso e acesso

O data room é um ambiente intuitivo, programado para facilitar o jogo mesmo para quem não é a pessoa mais tecnológica do mundo.

Em um painel simples de usar do nosso VDR, a sua equipe consegue revisar documentos com rapidez e eficiência, graças ao uso de ferramentas virtuais como filtros, buscas e indexação automática de documentos. Também é fácil fazer upload e organizar a sua própria documentação. 

Finalmente, você e qualquer dos seus colegas também pode acessar a plataforma do virtual data room a partir de qualquer dispositivo e em qualquer lugar, tudo na maior segurança.

Segurança de alto nível

Já que falamos de segurança, vale mencionar que contamos com garantias de qualidade e proteção de dados como o ISO 27001 e os selos SOC-1 e SOC-2. A nossa solução faz de tudo para garantir a sua paz de espírito, incluindo medidas para a proteção dos documentos, como a criptografia, marcas d’água personalizadas e a opção de destruição remota dos arquivos. 

Além disso, opções como a autenticação de dois fatores e o uso de login SSO (conexão única) servem para prevenir o acesso de pessoas não autorizadas. 

Suporte e acessibilidade global

O processo de M&A sempre envolve muita gente e muita informação. Sendo assim, é essencial contar com um suporte técnico sempre disponível e pronto para ajudar. Nós oferecemos apoio em vários idiomas, 24 horas por dia, todos os dias do ano. Ajudamos a integrar sua equipe à plataforma, migrar dados de outros serviços e resolver qualquer problema que surgir.

Assim, se você ou um membro da sua equipe precisar de ajuda, já sabe: estamos aqui, sempre à disposição.

Controle do usuário

Do lado administrador, os níveis de acesso permitem controlar quem tem acesso a o quê. É só estabelecer os níveis de confidencialidade de diferentes pastas ou documentos e depois configurar o nível de permissão de cada usuário — ou cada grupo de usuários, como no caso dos convidados a visitar a sala de dados.

 Você também consegue ter uma visão clara de tudo o que acontece no virtual data room, o que ajuda muito a avaliar o potencial interesse de compradores, por exemplo. Para isso, é só usar os históricos de uso (ou trilhas de auditoria). Com eles, você gera relatórios e análises de dados que revelam as visualizações, downloads e acessos de cada usuário na plataforma. É um recurso ótimo para manter controle do ambiente.

Como preparar seu data room para M&A: O essencial

A etapa de preparação do data room para o processo de due diligence é bastante simples, exigindo apenas que você tenha alguns pontos principais em mente.

Feito isso, vocês já podem começar a revisar documentos e colaborar na data room.

Para terminar

Como você vê, um data room virtual é uma ferramenta essencial para qualquer grande transação. O VDR possibilita operações rápidas e eficientes, reduzindo o tempo gasto revisando grandes quantidades de arquivos de uma só vez — tudo com alta segurança e a baixo custo. 

Se você está no meio de um processo de M&A ou pretende realizar um logo, experimente a nossa solução e veja como tudo fica mais fácil. Comece com uma avaliação gratuita e veja se somos a resposta certa para você!