Data room para M&A: O que é e para que serve?

As fusões e aquisições, também conhecidas como M&A (Mergers and Acquisitions), estão entre as atividades comerciais mais complicadas que há, já que requerem que as duas partes combinem suas atividades em uma série de níveis — operacional, financeiro, jurídico, etc.

Quando a aquisição envolve corporações de grande porte, ela pode rapidamente se tornar um sério desafio logístico. Tanto é que, a partir do momento em que são anunciadas, as transações de M&A costumam levar de seis meses até vários anos.

M&A no Brasil

Nos últimos anos, houve um aumento na atividade de M&A no mundo todo, incluindo no Brasil, onde o setor de fusões e aquisições teve um recorde em 2021 e desde então tem continuado a exibir forte atividade, mesmo em face a desafios globais como a guerra na Ucrânia e as mudanças no governo. 

Tanto é que, só no primeiro trimestre de 2023, foram anunciadas 23 transações, num valor de mais de US$ 1 bilhão

Essa atividade toda, somada à proliferação do home office pós-pandemia, também tem levado à adoção de novas tecnologias para realizar transações e fechar acordos com maior segurança e facilidade. Entre elas, a data room virtual é uma das principais.

O que é uma data room virtual para M&A?

Uma data room para M&A é um ambiente fechado para transações com confidencialidade e segurança das informações compartilhadas.

A data room, ou sala de dados, permite aos usuários realizarem negócios em grande escala, envolvendo quantidades enormes de dados, mas com um nível de proteção de dados muito maior do que o oferecido por plataformas do dia a dia, como e-mails ou o Google Drive.

Por que usar a nossa data room para M&A?

São vários os benefícios de usar uma data room em operações com alto volume de dados. 

Por um lado, a data room permite centralizar as informações, garantindo acesso fácil e rápido a toda a papelada necessária durante a negociação e após o fechamento do acordo.

Por outro, uma boa data room como a nossa oferece uma série de proteções e conveniências, incluindo:

8 níveis de permissões de acessoControle a forma como os usuários da plataforma interagem com seus dados. As permissões incluem visualização, comentário, download, edição, etc.
Assistência nível premiumNosso suporte técnico fica disponível 24h, todos os dias, com comunicação em mais de 10 idiomas, com 30 segundos de tempo de resposta no bate-papo do aplicativo e 15-30 minutos no suporte por e-mail.
Módulo Q&A avançadoOutro recurso de suporte extremamente útil é a seção de respostas, que oferece soluções rápidas e instruções sobre todos os tipos de funcionalidades da plataforma.
Pesquisa geral de textoUm dos recursos mais populares da iDeals é a pesquisa de texto, que permite buscar documentos na sala de dados com base no texto presente neles.
Indexação numérica automáticaQuando você faz upload de seus arquivos para a data room, eles já são indexados automaticamente, o que facilita sua organização e manuseio futuro.
Destruidor de arquivos remotoQuer ter controle sobre seus documentos mesmo após eles terem sido baixados por outros usuários? É só usar a opção de destruição remota, que dá um nível extra de proteção a PDFs e outros documentos.
Marca d’água dinâmicaA marca d’água dinâmica sobrepõe uma marca d’água customizada sobre os documentos protegidos. Ao examinar o documento, o usuário verá seus próprios dados (como nome de usuário ou IP) sobre as folhas. Isso desencoraja o compartilhamento através de capturas de tela.
Visão segura em grade/visualizador de planilhasCom estas funcionalidades, o usuário vê apenas partes dos documentos. Elas são boas para dar uma ideia do conteúdo do documento em questão, mas sem expor a totalidade dos dados.

Nossos planos e preços

A iDeals flexibiliza as possibilidades de assinatura, oferecendo três planos que atendem a diferentes necessidades de projetos, nível de segurança e rapidez do suporte técnico disponível.

Plano Pro: Para projetos pequenos/médios. Compatível com 1 projeto, 5 administradores e sem limite de usuários. Inclui suporte multilíngue, marcas d’água dinâmicas, verificação em duas etapas e histórico de ações dos usuários.

Plano Business: Para projetos maiores ou para quem realiza negócios com frequência. Sem limite de projetos, usuários e administradores. Além das funcionalidades do Plano Pro, inclui suporte premium, opções de customização da plataforma, treinamento com especialistas e login à data room direto do seu site, entre outros recursos.

Plano Enterprise: Tem tudo que o Business oferece, com funcionalidades mais avançadas para equipes grandes, incluindo login SSO, política per

Teste as oportunidades únicas fornecidas pelas salas de dados gratuitamente durante 30 dias.

Todos os planos oferecem uma avaliação gratuita de 30 dias, sem compromisso de compra.

Como estruturar uma VDR para M&A?

Para tirar o máximo proveito da sua data room, é necessário organizar bem sua estrutura antes de começar a trabalhar na plataforma. Uma boa estrutura ajuda os usuários a se orientarem e a acessarem as informações e documentos com facilidade.

Não é complicado estruturar a sua data room. Basta seguir os seguintes passos:

Siga estas etapas e você verá que não é difícil garantir um ambiente de dados seguro e bem organizado. Por sua vez, isso ajuda na eficiência e produtividade de toda a sua equipe!

Quais são os recursos essenciais em uma data room para M&A?

Os principais recursos para uma M&A data room podem depender um pouco do seu caso de uso, o tamanho do projeto e a quantidade de usuários envolvidos. Mas, de forma geral, trata-se de fatores como segurança, privacidade ou controle de atividades, facilidade de acesso e precificação. 

Como evitar erros comuns na manutenção da sua data room

Pequenos esquecimentos ou distrações podem gerar muita dor de cabeça, tanto para administradores quanto usuários da sala de dados. É comum o administrador da sala de dados ficar sem tempo e fazer as coisas às pressas, deixando falhas na estrutura da data room que depois acabam criando problemas no meio da transação.

Para evitar perdas de tempo e trabalho desnecessário, tenha em mente os seguintes fatores:

Conclusão

Com o aquecimento na atividade de fusões e aquisições no Brasil, vem também surgindo o interesse no uso de data rooms virtuais. E por um bom motivo. Como você pode ver, o uso da ferramenta certa para este tipo de atividade é essencial para garantir um trabalho fluido e eficaz, minimizando os inconvenientes, vazamentos de informações confidenciais e perda de tempo na pesquisa e compartilhamento de dados.

Para seu próximo projeto, experimente usar uma plataforma como a iDeals e veja como ela facilita a sua vida. Hoje em dia, uma boa sala de dados é um investimento essencial, não só no processamento e compartilhamento de dados, mas também no futuro da sua empresa.

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site. Saiba mais